Tomazzoni Contabilidade

News

IPVA 2018: cobrança será enviada só por e-mail

By / Notícias / Comentários desativados em IPVA 2018: cobrança será enviada só por e-mail

Expectativa do governo gaúcho é economizar até R$ 2 milhões com envio da correspondências exclusivamente por e-mail, e não mais pelos Correios

 O governo do Estado informou nesta terça-feira (21) que vai cancelar o envio da carta de Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelos Correios. A ação da Receita Estadual acontece em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) e a Seguradora Líder.

O encaminhamento da cobrança será feito exclusivamente por e-mail. Com a medida, além de reduzir o impacto ambiental com a emissão de cartas, a expectativa do governo é de economizar até R$ 2 milhões.

Para receber a correspondência do IPVA 2018, proprietários de veículos devem cadastrar o e-mail no site www.ipva.rs.gov.br . Com isso, donos de veículos passam a receber eletronicamente todas informações relacionadas ao IPVA, como datas e valores de pagamento, descontos, multas, licenciamento, seguro obrigatório e confirmação sobre pagamentos efetuados.

Cada veículo deve ter um cadastro eletrônico exclusivo, identificando um ou mais e-mails para o recebimento das informações. Caso ocorra a troca de proprietário, um novo cadastro deve ser feito e as informações vão deixar de ser enviadas ao antigo proprietário.

Segundo a Secretaria da Fazenda, a medida, além de simplificar e agilizar o acesso às informações, faz parte dos esforços de modernização e sustentabilidade do Fisco gaúcho. O calendário do IPVA 2018 será divulgado na primeira quinzena de dezembro.  Proprietários de veículos que não cadastrarem o e-mail deverão ficar atentos à situação do IPVA no site do Detran ou – com a documentação do veículo em mãos – verificar e realizar o pagamento em redes bancárias credenciadas com o governo do Estado.