Tomazzoni Contabilidade

News

Com melhora do emprego formal, temos uma melhora na renda, diz economista

Especialista avalia que o setor de serviços tem sido o destaque na retomada do emprego no Brasil

Em entrevista à CNN, dia 29 de julho, o ex-secretário do tesouro nacional e economista da ASA Investments, Jefferson Bittencourt, afirmou que a melhora do emprego formal no Brasil gera uma melhora na renda dos trabalhadores.

“Do mesmo jeito que chegamos no maior nível de pessoas na informalidade, também chegamos no maior nível de pessoas na contribuindo para a previdência. E a renda, conforme melhoramos o emprego formal, também melhora mais, já que a renda média do emprego formal é maior que a renda média do emprego informal”.

Bittencourt comentou os novos dados da taxa de desemprego no Brasil. No dia 29 de julho, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que a taxa de desemprego no país ficou em 9,3% no trimestre encerrado em junho, queda de 1,8 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior.

É o menor patamar para o período desde 2015, quando a taxa ficou em 8,4%. Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

Para o economista, o setor de serviços tem sido o destaque na retomada dos postos de trabalho. “O que tivemos foi a reabertura dos serviços depois da pandemia e a vacinação avançando. Se observarmos os dados da melhora do emprego, os serviços foi o destaque puxando essa recuperação – por ter sido o que mais sofreu pela pandemia”, afirmou.

Fonte: CNN Brasil