Tomazzoni Contabilidade

News

CIC DIVULGA MEDIDAS PARA PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

By / Sem categoria / Comentários desativados em CIC DIVULGA MEDIDAS PARA PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

Por meio deste comunicado, a Diretoria de Saúde da CIC Caxias alerta a classe empresarial a respeito dos aspectos mais relevantes que envolvem o cenário epidemiológico do coronavírus ou COVID-19.

“Este cenário endêmico não afeta somente a saúde populacional, mas também a economia mundial. O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias que são comuns no nosso meio, normalmente causando resfriados simples. De tempos em tempos, esta família viral sofre mutações e pode gerar epidemias, como em 2002, na China, conhecida como SARS-CoV, e, em 2003, no Oriente Médio, a MERS-CoV.  O novo agente viral foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados de pneumonia na China, provocando a doença chamada de coronavírus (COVID-19). De todas as informações que estão circulando nos meios de comunicação destacamos as seguintes:

Como se transmite: pessoa a pessoa por gotículas respiratórias através da tosse e espirros e/ou meio contaminado (fômites);

Letalidade: em torno de 3%. Recentemente, houve uma importante publicação no jornal New England J. of Medicine (fev/2020) destacando a baixa mortalidade comparada a outros vírus causadores de epidemias, como a Influenza H1N1. Como já destacado, 80% dos casos são assintomáticos ou leves.

Período de incubação: de 2 a 14 dias

Quadro clínico (sintomas): febre, calafrios, cefaleia, mal-estar, mialgia, diarreia e tosse seca, dentre outros. Importante destacar que o quadro clínico pode ser de amplo aspecto, desde casos assintomáticos até casos que desenvolvem insuficiência respiratória grave (10-20%).

Empresários, executivos e funcionários de empresas estão bastante expostos a esse cenário, visto que estão imersos neste universo de viagens a países e localidades que já apresentam casos que estão sendo monitorados, assim como a convivência com aglomerações de pessoas, seja em eventos ou mesmo nas unidades de trabalho. O Ministério da Saúde vem organizando planos de contingência nas esferas federais, repassadas às estaduais e, consequentemente, às municipais orientando a população sobre esse cenário epidemiológico, bem como evitando que falsas informações possam gerar pânico, o que poderia gerar impactos negativos na economia.

Incentivo à adoção de hábitos de higiene

De uma maneira bastante simples, cada um deve fazer sua parte e proteger sua “comunidade”, com hábitos simples e também com ações que seriam barreira a esse vírus, caso ocorram casos próximos. Abaixo, copiamos as orientações da OMS e também sugerimos a aquisição e o abastecimento de EPIs para proteção empresarial e da população. Em resumo, Empresário, incentive essas ações simples e que são extremamente eficazes:

1.     Realize uma reunião com as lideranças de saúde e de RH da sua empresa e converse sobre esse tema. Se necessário, convide especialistas da área;

2.     Incentive a prática da lavagem das mãos, hábito que deve ser amplamente divulgado;

3.      Garanta estoques de insumos (álcool gel E EPIs). O uso frequente do álcool gel é uma grande barreira para a propagação não só do COVID-19, mas de qualquer agente infeccioso. O uso de máscara fica restrito às pessoas que estão apresentando os sintomas.

4.     Evite reuniões e aglomerações de pessoas. Caso haja necessidade, preocupe-se com o local, para que ele seja um ambiente bem ventilado;

5.     Organize a agenda de viagens de sua empresa, evitando passar por áreas que já foram atingidas pelo coronavírus. 

Nos colocamos a disposição através dos canais da CIC para elucidar dúvidas e questionamentos relacionados a este tema.”

DIRETORIA DE SAÚDE DA CIC CAXIAS – Ney Ricardo Stedile, Dilma Maria Tonoli Tessari, Cleciane Doncato Sinsem, Gilberto Uebel, Isabel Bertuol, Marcos Giovane Rutsatz, Nayvaldo de Almeida, Rosemery R. Pistorello e Loivamara Andrade

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC