Prezado cliente, prepare-se para o bloco K!,
A obrigatoriedade está prevista para janeiro de 2019!
O que é o Bloco K?
Uma nova obrigação acessória que detalhará a Receita Federal todo o processo produtivo e a movimentação de estoques das empresas. Eventuais diferenças apuradas poderão caracterizar sonegação fiscal.
Início da obrigatoriedade?
Janeiro de 2019.
Legislação:
Ajuste Sinief nº 02/09, § 7º.
Quem está obrigado?
Sua empresa que é contribuinte do ICMS e IPI, que está obrigada a entregar mensalmente o arquivo digital SPED Fiscal.
Quem está dispensado?
As pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional.
O que será declarado no bloco K?
Inicialmente, os saldos de estoques escriturados nos Registros K200 e K280; no futuro, a escrituração completa contento o controle da produção e do estoque.
Informação de sua empresa para o Fisco?
- Aliada às demais informações já prestadas pelo contribuinte por meio de outras obrigações acessórias que também fazem parte do SPED, será uma ferramenta muito importante para fiscalização.
- Informações de todo ciclo completo das operações da empresa, abrangendo toda a movimentação do estoque desde a aquisição da matéria-prima até a elaboração do produto final”.
- O fisco terá acesso aos detalhes do processo produtivo e à movimentação completa de cada item no estoque, possibilitando o cruzamento quantitativo dos saldos apurados eletronicamente com os informados pelas empresas em seus inventários.
- Informações detalhadas as fichas técnicas dos produtos, as perdas ocorridas no processo produtivo, ordens de produção, os insumos consumidos e a quantidade produzida, dentre outras informações.
Objetivo dessa nova obrigatoriedade?
- Controlar e acabar de vez com a emissão de notas fiscais com informações incorretas, como as subfaturadas ou espelhadas e as meia-notas, entre outras, assim como a manipulação dos estoques.
- Detectar diferenças apuradas com base na movimentação dos estoques informada no Bloco K que poderão caracterizar sonegação fiscal.
Responsabilidade da sua empresa?
- Planejar com as áreas importantes da empresa e buscar todas as informações necessárias como estoque, custos, entre outros para o atendimento dessa nova obrigatoriedade;
- Entrar em contato com o fornecedor responsável pelo SISTEMA interno de sua empresa para aquisição ou adaptação dos layouts necessários em gerar arquivos que atendam essa nova solicitação do fisco.
- Investir na capacitação de profissionais;
- Não deixar para ultima hora as adequações que devem ser feitas para garantir a entrega dessa obrigação acessória; (QUE GERA MULTA NO CASO DO NÃO CUMPRIMENTO)
Importante:
É importante estar atento às exigências, bem como aos seus impactos nos processos operacionais, nos controles internos e procedimentos fiscais da empresa. Não basta apenas uma boa solução de tecnologia, em alguns casos será necessário rever a cultura da empresa em relação a alguns aspectos internos. Trabalhando com uma equipe multidisciplinar a empresa ameniza os riscos de falhas e inconsistências nas informações prestadas.
Departamento Fiscal
Tomazzoni Contabilidade