Donos de pequenos negócios devem conhecer bem o perfil do seu potencial cliente, criando estratégias que farão a diferença no sucesso do negócio de janeiro a dezembro, ensina o Sebrae
O início de um novo ano é um bom momento para se planejar e construir estratégias que podem fazer a diferença no sucesso do seu negócio. A prospecção de novos clientes, por exemplo, deve fazer parte da rotina da empresa e se bem planejada, é capaz de gerar resultados positivos ao longo do ano.
Os donos de pequenos negócios devem ficar atentos às oportunidades de vendas que aparecem no começo do ano e aproveitá-las para fidelizar novos clientes. Para isso, o empreendedor deve se manter atualizado sobre o mercado em que atua e não deixar de acompanhar as tendências. Também é importante conhecer bem o perfil do seu consumidor para atrair o público certo para o negócio.
Considerando as oportunidades de atrair novos consumidores neste início de ano, conheça cinco dicas que podem te ajudar a encontrar mais pessoas interessadas em adquirir seus produtos e serviços. Conheça também outras dicas de negócios no canal do Sebrae no Youtube.
1 – APROVEITE O CLIMA DE RENOVAÇÃO
O começo do ano traz um espírito de renovação, onde muitas pessoas estabelecem
metas e propõem mudanças de hábitos e comportamentos. Mostre os benefícios dos
seus produtos ou serviços que são voltados para a melhorar a vida das pessoas,
principalmente em segmentos como educação, academia, estética, beleza e
alimentação. Na hora de se comunicar com seu potencial cliente estabeleça
uma ligação entre propósito do seu produto ou serviço e os desejos dele.
2 – MANTENHA A SAÚDE DO SEU CAIXA
Essa parte do ano costuma ser de muitas obrigações financeiras para os
consumidores com o pagamento de IPVA, IPTU, escola dos filhos etc. É preciso se
preparar para negociar preços e dar descontos que ajudem a girar o seu estoque
mais rápido. Além disso, sempre que possível, faça compras com prazo maior para
ter mais tempo para a venda e priorize o giro de caixa. Tenha em mente que o
importante é manter a saúde do seu caixa.
3 – MONTE UM CALENDÁRIO ATUAL E FIQUE ATENTO ÀS DATAS COMEMORATIVAS
O planejamento é fundamental para qualquer negócio. Se você ainda não montou um calendário de ações para o ano, faça pelo menos uma previsão para os próximos seis meses. A ideia é prever as principais ações, em especial as datas comemorativas relevantes para o seu negócio.
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Para o Carnaval, por exemplo, você já pode pensar em qual produto dará destaque, como será feita a divulgação da campanha e definir uma verba para marketing. Lembre-se de que seu negócio pode atrair clientes que também estão dispostos a ficar longe da folia. No segmento do comércio, geralmente há uma leve queda no movimento próximo a grandes feriados. Nesse contexto em particular, as ações devem ser voltadas para aqueles que não vão viajar para os destinos turísticos mais procurados. Outra ideia é antecipar promoções para escoar estoques a preços cheios.
4 – TENHA UMA PRESENÇA DIGITAL
Nos dias de hoje a internet faz parte de qualquer estratégia para alcançar os
clientes, mesmo para quem tem apenas um ponto comercial físico. É preciso
escolher quais canais serão utilizados para promover o seu negócio e pensar em
conteúdos atrativos, seja por meio de um blog, e-mail marketing e até mesmo
pelos aplicativos de mensagens, como Whatsapp. Existem diversas ferramentas
disponíveis no meio digital e muitas delas são gratuitas. A realização de
sorteios também é um recurso interessante para atrair novos públicos.
5 – CONHEÇA BEM SEU POTENCIAL CLIENTE E ESTRUTURE UM BOM RELACIONAMENTO
Para
atrair novos clientes é imprescindível conhecer bem o seu público-alvo. Elabore
a sua persona (representação fictícia do cliente ideal do negócio, a partir de
dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes) e
acompanhe as novidades da concorrência para ter uma comunicação mais efetiva
com quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço. Não se esqueça que
ter uma boa comunicação e relacionamento com seus clientes gera mais confiança,
aumentando a credibilidade do seu empreendimento e chances de fazer novos
negócios.
Para estruturar um bom relacionamento com seu público-alvo, você pode usar
ferramentas de automatização de contato com o cliente, conhecidas como CRM
(Customer Relationship Management). Também pode realizar pesquisas dentro da
empresa ou na internet para captar informações que ajudem a atrair o potencial
consumidor para o seu negócio.
Por Agência Sebrae